Mostra Internacional de Cinema em São Luís
Tecnologia do Blogger.

Mostra Internacional de Cinema em São Luís

Affonso Beato será homenageado em evento
Um panorama do cinema mundial marcará a Mostra Internacional de Cinema de São Luís, de hoje até o dia 18 de julho, no Cine Praia Grande, com entrada franca
De hoje até o dia 18, o Cine Praia Grande sediará a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís, que apresentará ao público um panorama mundial do cinema contemporâneo e resgatando os clássicos. Hoje, às 18h30, na abertura, será homenageado o diretor de fotografia Affonso Beato. Além disso, será lançado o calendário de cursos da Escola de Cinema do Maranhão (IEMA) e exibido o documentário “As Cores de Affonso Beato”, dirigido por Betse de Paula e Jacques Cheuiche. A entrada é franca.

A abertura contará com a pré-estreia do curta-metragem “O Projecionista”, dirigido por Marcos Ponts e interpretado por Mario Baldez. Serão exibidos filmes de diversas nacionalidades e selecionados nos mais importantes festivais de cinema ao redor do mundo. A sessão “Clássicos” fará um recorte de filmes do gênero de ficção científica que apresentam abordagens e linguagens distintas, buscando a diversidade e a pluralidade.
Serão oferecidos gratuitamente os cursos “A Fotografia no Cinema”, ministrado por Affonso Beato, “Laboratório de Crítica Cinematográfica”, por Márcio Sallem, e a oficina “O Ator e a Câmera”, comandada pelo ator João Campos.
A Mostra terá três sessões diárias: “Mostra Affonso Beato”, “Mostra Competitiva de Curtas e Longas” e “Sessão Clássicos”. No desfecho, serão anunciados os filmes premiados na sessão de encerramento, que contará com a exibição do filme “Um Maranhense Chamado José Ribamar - A Arte Existe Porque a Vida Não Basta”, de Zelito Viana e Gabriela Gastal. O documentário é um tributo a Ferreira Gullar.
O homenageado Affonso Beato, é um dos maiores nomes da cinematografia mundial, diretor de fotografia de obras de Pedro Almodóvar, Glauber Rocha e Stephen Frears. No festival, sempre às 16h, será exibido um filme com fotografia assinada por Beato. Após as exibições, ele debaterá com o público o processo de criação e desenvolvimento destes filmes. Na quinta-feira, será exibido “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, já na sexta-feira, a exibição será da obra-prima de Glauber Rocha “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”. Vencedor do prêmio de “Melhor Direção” no Festival de Cannes de 1969 e uma das obras mais importantes do “Cinema Novo”. Um filme que mistura o ritual antropofágico nordestino, sua “seita” e seu folclore, ao encontro apoteótico com uma forma diferente de se fazer cinema.
Serviço
O quê
Mostra Internacional de Cinema de São Luís
Quando
De hoje até o dia 18
Onde
Cine Praia Grande (Centro Histórico)
Todas as sessões têm entrada gratuita, com distribuição dos ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão
Seleção competitiva de longas e curtas
Curtas selecionados
1. Deus (Brasil - 2016), de Vinicius Silva
2. O Silêncio (Itália / França - 2016), de Ali Asgari e Farnoosh Samadi
3. Vando Vulgo Vedita (Brasil - 2016), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus
4. O Delírio é a Redenção dos Aflitos (Brasil - 2016), de Fellipe Fernandes
5. Algo do que Fica (Brasil - 2017), de Benedito Ferreira
6. 60 Primaveras (Uruguai/Argentina - 2015), de Ana Guevara e Leticia Jorge
7. Fátima Torres Marie e a Invasão do Ônibus Espacial Pinas 25 (Filipinas - 2016), de Carlo Francisco Manatad
8. Ótimo Amarelo (Brasil - 2016), de Marcus Curvelo
9. Balança Brasil (Brasil - 2017), de Carlos Segundo
Longas selecionados
1. Baronesa (Brasil - 2017), de Juliana Antunes
2. Nocturama (França/Alemanha/Bélgica - 2016), de Bertrand Bonello
3. Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava (Brasil - 2017), de Fernanda Pessoa
4. A Lei da Selva (França - 2016), de Antonin Peretjatko
5. Pericle Il Nero (Itália - 2016), de Stefano Mordini


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!