Mostra Internacional de Cinema em São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Mostra Internacional de Cinema em São Luís

Affonso Beato será homenageado em evento
Um panorama do cinema mundial marcará a Mostra Internacional de Cinema de São Luís, de hoje até o dia 18 de julho, no Cine Praia Grande, com entrada franca
De hoje até o dia 18, o Cine Praia Grande sediará a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís, que apresentará ao público um panorama mundial do cinema contemporâneo e resgatando os clássicos. Hoje, às 18h30, na abertura, será homenageado o diretor de fotografia Affonso Beato. Além disso, será lançado o calendário de cursos da Escola de Cinema do Maranhão (IEMA) e exibido o documentário “As Cores de Affonso Beato”, dirigido por Betse de Paula e Jacques Cheuiche. A entrada é franca.

A abertura contará com a pré-estreia do curta-metragem “O Projecionista”, dirigido por Marcos Ponts e interpretado por Mario Baldez. Serão exibidos filmes de diversas nacionalidades e selecionados nos mais importantes festivais de cinema ao redor do mundo. A sessão “Clássicos” fará um recorte de filmes do gênero de ficção científica que apresentam abordagens e linguagens distintas, buscando a diversidade e a pluralidade.
Serão oferecidos gratuitamente os cursos “A Fotografia no Cinema”, ministrado por Affonso Beato, “Laboratório de Crítica Cinematográfica”, por Márcio Sallem, e a oficina “O Ator e a Câmera”, comandada pelo ator João Campos.
A Mostra terá três sessões diárias: “Mostra Affonso Beato”, “Mostra Competitiva de Curtas e Longas” e “Sessão Clássicos”. No desfecho, serão anunciados os filmes premiados na sessão de encerramento, que contará com a exibição do filme “Um Maranhense Chamado José Ribamar - A Arte Existe Porque a Vida Não Basta”, de Zelito Viana e Gabriela Gastal. O documentário é um tributo a Ferreira Gullar.
O homenageado Affonso Beato, é um dos maiores nomes da cinematografia mundial, diretor de fotografia de obras de Pedro Almodóvar, Glauber Rocha e Stephen Frears. No festival, sempre às 16h, será exibido um filme com fotografia assinada por Beato. Após as exibições, ele debaterá com o público o processo de criação e desenvolvimento destes filmes. Na quinta-feira, será exibido “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, já na sexta-feira, a exibição será da obra-prima de Glauber Rocha “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”. Vencedor do prêmio de “Melhor Direção” no Festival de Cannes de 1969 e uma das obras mais importantes do “Cinema Novo”. Um filme que mistura o ritual antropofágico nordestino, sua “seita” e seu folclore, ao encontro apoteótico com uma forma diferente de se fazer cinema.
Serviço
O quê
Mostra Internacional de Cinema de São Luís
Quando
De hoje até o dia 18
Onde
Cine Praia Grande (Centro Histórico)
Todas as sessões têm entrada gratuita, com distribuição dos ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão
Seleção competitiva de longas e curtas
Curtas selecionados
1. Deus (Brasil - 2016), de Vinicius Silva
2. O Silêncio (Itália / França - 2016), de Ali Asgari e Farnoosh Samadi
3. Vando Vulgo Vedita (Brasil - 2016), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus
4. O Delírio é a Redenção dos Aflitos (Brasil - 2016), de Fellipe Fernandes
5. Algo do que Fica (Brasil - 2017), de Benedito Ferreira
6. 60 Primaveras (Uruguai/Argentina - 2015), de Ana Guevara e Leticia Jorge
7. Fátima Torres Marie e a Invasão do Ônibus Espacial Pinas 25 (Filipinas - 2016), de Carlo Francisco Manatad
8. Ótimo Amarelo (Brasil - 2016), de Marcus Curvelo
9. Balança Brasil (Brasil - 2017), de Carlos Segundo
Longas selecionados
1. Baronesa (Brasil - 2017), de Juliana Antunes
2. Nocturama (França/Alemanha/Bélgica - 2016), de Bertrand Bonello
3. Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava (Brasil - 2017), de Fernanda Pessoa
4. A Lei da Selva (França - 2016), de Antonin Peretjatko
5. Pericle Il Nero (Itália - 2016), de Stefano Mordini


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!