Fuzileiros da Fuzarca comemoram dia de São Jorge com cortejo na Madre Deus

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Fuzileiros da Fuzarca comemoram dia de São Jorge com cortejo na Madre Deus


O bloco Os Fuzileiros da Fuzarca (FF) – a batucada carnavalesca mais tradicional do Maranhão – homenageia neste domingo (23) o santo guerreiro São Jorge, um dos santos mais venerados do catolicismo e da umbanda.  A comemoração começa às 16h com uma apresentação da bateria e seus componentes na sede da agremiação, que fica Rua Afrânio Peixoto – Madre Deus.


Segundo explicou a presidente dos FF, Maria da Graça, já se tornou tradição o bloco homenagear São Jorge no dia em que se celebra a festa litúrgica do “Grande Mártir” — e por ser o santo que matou o dragão. “Desta forma, o bloco faz essa comemoração saudando São Jorge com muito samba e alegria, pelas graças obtidas e pedindo dias melhores para todos que nele crê”, afirmou dona Graça

Com 81 anos de existência no carnaval maranhense, o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado no ano de 1936 e tem como característica o ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma (instrumentos de percussão cobertos com couro de bode e carneiro), além das cores usadas (preto e branco) e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis da agremiação.

“Vamos nos concentrar em frente à sede do bloco, onde faremos uma apresentação. Depois devemos fazer um curto cortejo pela Madre Deus. Por isso convidamos os devotos, enfim a todos para participarem desta grade festa a São Jorge”, acrescentou Maria da Graça.

Salve Jorge!

Jorge nasceu na Capadócia, na Turquia, no século 3 e foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo. Como, por exemplo, da Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.

-----------------------------------------------------------------------------
Oração de São Jorge

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus,
que trazeis em vosso rosto a esperança e a confiança, abri meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com vossas armas
para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos,
não me peguem; tendo olhos, não me enxerguem;
nem pensamentos possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, flechas e lanças se quebrarão
sem a meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão
sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
estendei vosso escudo e vossas poderosas armas,
defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo                                    desânimo e a alcançar a graça que Vos peço (fazer aqui o seu pedido).


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!