LANÇAMENTO DA VIA SACRA 2017 EM SÃO PANTALEÃO

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

LANÇAMENTO DA VIA SACRA 2017 EM SÃO PANTALEÃO



A Companhia Getsemani  apresenta o lançamento do projeto Via Sacra 2017 nesse sábado, dia 25, a partir as 19h, no teatro da igreja de São Pantaleão, no Centro de São Luís. A produção conta com a participação de integrantes dos grupos Foliões e Raízes de Portugal.

A entrada é franca, mas serão vendidos ingressos para o jantar beneficente que acontecerá logo em seguida, ao preço de dez reais. A arrecadação será em benefício da montagem final do trabalho.

Na “pré-via sacra”, serão apresentados os novos figurinos e cenários que constituirão o espetáculo principal, a ser encenado na Sexta-feira Santa. Os quadros a serem mostrados no sábado serão “A Sogra de Pedro”, “Sermão da Montanha”, “As Bem-aventuranças”, “A Escolha dos 12 Apóstolos”, “A Multiplicação dos Pães e Peixes” e “o Encontro de Madalena com Jesus”. Nenhum desses serão reapresentados no espetáculo principal.


O elenco é composto por um núcleo de 20 atores fixos, com elencos de apoio formados por 30 pessoas e um mais 60 figurantes. A direção de palco de Silvana, com apoio de Felipe Borges e William Moraes Corrêa. A direção geral é de Paulo Victor e Rodrigo Duarte. Os textos são de Ítalo Henrique e William. 
Os quadros da Via Sacra serão Entrada em Jerusalém, Santa Ceia, Getsemani, Tentação e Prisão de Cristo, Jesus no Sinédrio, Jesus e Pilatos, Corte de Herodes, Jesus de Volta a Pilatos, Condenação de Jesus, Via Sacra e Crucificação. A Ressurreição será encenada no Domingo de Páscoa, no interior da igreja,
Além dessa programação, o elenco de São Pantaleão participará, novamente, da Procissão do Encontro, com dramatização encenada no interior da igreja de Santo Antônio, Centro.

A encenação da Via Sacra na comunidade de São Pantaleão vem dede os anos 80, quando a então JUSP (Juventude União de São Pantaleão) encenava os quadros da Via Crucis pelas ruas do Centro. Merece destaque a interpretação de Jesus pelo então jovem ator Sérgio Smith.
Nos anos 2000, a Via Sacra foi revitalizada pelo núcleo de jovens da igreja de São Pantaleão, que criara a Companhai Getsemani.  O espetáculo continuou sendo encenado pelas ruas até que, em 2006, foi montado um trabalho para palco, cujo resultado agradou em cheio ao elenco e à comunidade, passando-se a investir mais no espetáculo dentro do teatro, que foi redimensionado e reaparelhado para receber as novas produções que seriam encenadas ao longo do ano. 
Ainda em 2006, o trabalho ganhou mais força com a entrada dos grupos Foliões e Raízes de Portugal, que passaram a dar suporte ao projeto através do ponto de cultura Bordados e Encantarias, Força e Tradição do Maranhão. 
Vale destacar que a Via Sacra alterna quadros ao vivo e cenas gravadas. Outra surpresa é que, integrando o núcleo dos Foliões, encontram-se integrantes do filme Muleque Té Doido, a exemplo de Ricaro Santos “Zé Mucura”, Marcos Santo Sorriso e Will Tin Rex.  
Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2016, com realização de oficinas, laboratórios e ensaios, elaboração de texto, pesquisas e avaliação de figurinos e cenários. Em dezembro, foi encenado o auto natalino em forma de musical, além de outras performances para a época. 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!