Fuzileiros da Fuzarca festeja 80 anos com “Carnaval depois das Cinzas”

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Fuzileiros da Fuzarca festeja 80 anos com “Carnaval depois das Cinzas”

O Carnaval de São Luís vai se prolongar até o dia 11 de fevereiro (quinta-feira). O bloco Os Fuzileiros da Fuzarca (FF) – a batucada carnavalesca mais tradicional do Maranhão - comemora no dia 11 de fevereiro (quinta-feira) 80 anos de existência animando a folia dos ludovicenses.  A programação começa às 9h com uma missa e só termina por volta das 17h com a apresentação da bateria e seus componentes na sede da agremiação, que fica Rua Afrânio Peixoto – Madre Deus.

Conforme adiantou a direção dos FF, os 80 anos do bloco carnavalesco será lembrado logo ao amanhecer com uma alvorada de fogos. Em seguida, às 09h, acontece uma missa, cuja celebração será feita pelo padre Nilton. Homenagens aos fundadores e participantes do bloco; o corte do bolo e muita batucada também faz parte da programação (veja abaixo).


“Vamos lembrar dos nossos fundadores, de todos os integrantes que já passaram pela agremiação. Assim como àqueles que nos ajudam a manter viva esta cultura carnavalesca que só existe aqui no Maranhão. São 80 anos levando alegria pelas ruas da São Luís. Viva os Fuzileiros da Fuzarca”, disse a presidente dos FF, Maria das Graças Viana.

Durante o dia da festividade de 80 anos, os batuqueiros e componentes dos Fuzileiros da Fuzarca estarão vestidos com a fantasia que desfilou na Passarela do Samba e nas apresentações oficiais das programações dos governos municipal e estadual. “Nossas cores são preto e branco, com a tradicional estrela. Mas esse ano o branco terá mais destaque nas fantasias porque o bloco vem pedir paz”, ressaltou Maria das Graças.

Tradição carnavalesca – Formado por cerca de 150 componentes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado no ano de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval - o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. Cristóvão Colombo da Silva, o popular “Alô Brasil”, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os iluminados menestréis que deram vida a uma das mais puras tradições da cultura popular do Maranhão.

O ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma (instrumentos de percussão cobertos com couro de bode e carneiro), além das cores usadas (preto e branco) e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca.


PROGRAMAÇÃO 80 ANOS DOS FUZILEIROS DA FUZARCA
06h – Alvorada
09h – Missa – pe. Nilton
10 – Ladainha
11h – Homenagens aos fundadores, integrantes e colaboradores
12h – Almoço
16h – Corte do Bolo “80 anos dos FF”
17h – Apresentação dos ritmistas e pastoras do bloco


Contato: Presidente dos FF, Maria das Graças Viana
                  98 9 8869-6223


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!